5 dicas para não errar na hora de comprar material de construção

5 dicas para não errar na hora de comprar material de construção

O prazer de realizar um projeto de construção ou reforma pode dar lugar à dor de cabeça na hora de comprar material de construção. Portanto, é preciso ter bastante atenção na hora de ir à loja e selecionar os produtos, como também no recebimento da mercadoria. Tudo precisa ser muito bem planejado!

Para ajudar você nessa missão e ensinar como evitar erros, vamos apresentar agora 5 dicas para comprar material de construção. Continue lendo o post!

1. Cimento

Na hora de comprar cimento para sua obra, uma dica é verificar a data de validade do material na embalagem. Isso porque é um item que costuma empedrar quando passa muito tempo guardado, sem uso. 

Além disso, ele também pode perder a qualidade, especialmente se não for armazenado da maneira correta. Portanto, evite comprar cimento com muita antecedência em relação ao início dos trabalhos.

2. Tintas

Ao comprar tintas, verifique qual tipo é mais indicado para o local da aplicação, considerando se o ambiente é interno ou externo e o acabamento que você deseja. Guarde o código da cor e da tonalidade para o caso de precisar complementar a quantidade mais tarde. 

Ao mesmo tempo, também é preciso verificar a data de validade. E peça ajuda a um profissional para saber a quantidade de tinta necessária para a sua obra.

3. Material hidráulico

No caso dos materiais hidráulicos, verifique se as conexões escolhidas possuem a mesma espessura das tubulações para não haver problemas. 

Assim como na compra de outros materiais, fale primeiro com um profissional da área para saber qual tipo de produto é mais adequado para o seu imóvel e as suas necessidades.

4. Material elétrico

Sempre que for comprar material elétrico, é preciso identificar se o nome do fabricante e a tensão (110 ou 220 V) a qual os produtos se destinam estão descritas neles mesmos. 

Procure também se assegurar de que as partes condutoras de energia são de cobre e não de ferro. Aliás, isso pode ser constatado com um imã. Assim, somente as partes destinadas a garantir a fixação dos dispositivos podem ser de material ferroso.

5. Pisos e azulejos

Um cuidado essencial que se deve ter ao comprar pisos e azulejos é ter as medidas do local de aplicação. Isso, sem dúvida, vai ajudar você a comprar a quantidade de material correta.

Observe, ainda, se o número do lote é o mesmo em todas as caixas. Isso garante que não haja variação de cor ou de tamanho entre as peças compradas. Ter o número do lote também pode ser necessário caso falte material e seja preciso comprar mais. No entanto, para prevenir, o ideal é sempre comprar um pouco a mais que o necessário.

Bônus: sempre consulte um profissional antes de comprar material de construção

Embora as lojas geralmente contem com vendedores que conhecem bem o material de construção disponibilizado, consultar um especialista vai certificar a aplicabilidade do produto no seu imóvel, em condições que ele poderá observar pessoalmente. Além disso, ele tem as informações técnicas para fornecer as medidas precisas e necessárias para compra de alguns itens.

Essas foram as nossas 5 dicas para não errar na compra de material de construção. Quer mais conteúdos como esse? Então siga-nos no Instagram e continue de olho aqui no nosso blog!

Compartilhar esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS