Ela é um item que vale a pena ter em casa. Afinal, vez ou outra precisamos colocar algum quadro na parede, uma prateleira, montar um móvel ou fazer um pequeno reparo em casa. Há também quem goste de investir em trabalhos manuais, os chamados “faça você mesmo”. Em todos esses casos, seu uso se faz necessário. Mas como escolher a melhor furadeira?
Essa dúvida é muito comum e quem é leigo pode deixar passar algum detalhe importante e levar para casa um aparelho que não atenda suas necessidades de uso. Por isso, nós do blog da Paragominas Home Center separamos 4 dicas de como escolher a melhor furadeira. Quer conferir? Então, continue a leitura desse texto até o fim e fique por dentro de cada uma delas.
1. Frequência de uso
O primeiro passo é entender qual será a frequência de uso da sua furadeira. Você pode, por exemplo, querer usar o aparelho apenas em raras ocasiões, quando surgir uma necessidade doméstica. Ou, ainda, pode querer fazer uso recorrente, se você for daqueles que gosta de se aventurar em marcenaria ou “faça você mesmo”, também conhecido pela sigla em Inglês DIY (do it yourself).
Saber disso é importante para escolher com mais precisão a potência da furadeira que você irá comprar. Um aparelho que varia entre 350 e 600 watts de potência é suficiente para esses usos domésticos espaçados. No entanto, quem pretende fazer a furadeira funcionar por mais tempo deve optar por uma entre 600 e 900 watts de potência.
2. Superfícies a serem furadas
Entender em qual superfície você pretende usar a furadeira vai influenciar também na potência a ser escolhida, mas, ao mesmo tempo, na escolha ou não de uma furadeira com função impacto.
Enquanto as furadeiras comuns dão conta de perfurar superfícies como madeira, plástico, metal e paredes de tijolos, as furadeiras com função impacto se encaixam melhor na perfuração de superfícies mais resistentes, como pedra e concreto.
Usar uma furadeira comum em uma superfície mais resistente vai fazer com que você force o equipamento, prejudicando a vida útil e até causando algum dano, além de não conseguir perfurar com sucesso.
3. Local do uso
Na hora de escolher a melhor furadeira, leve em conta também como é o ambiente onde você pretende usá-la. Se não há uma grande oferta de tomadas ou falta extensões, por exemplo, pode ser interessante você investir em uma furadeira com bateria, que garante uma melhor mobilidade no uso.
Atente-se para a voltagem da bateria desses equipamentos sem fio: Entre 10 e 12 volts é suficiente para uso doméstico. Já para um uso mais pesado, prefira as que possuem bateria com mais de 18 volts de potência.
4. Recursos disponíveis
Por fim, preste atenção também nos recursos e acessórios que cada aparelho oferece e que podem fazer a diferença no trabalho que você pensa em realizar com a furadeira.
Existem modelos com trava de acionamento contínuo (que dispensa que você aperte o botão durante todo o uso), giro reversível (ideal para quem pretende usar também como parafusadeira) e regulagem de velocidade (permite alternar para velocidades mais baixas ou mais altas a depender da resistência da superfície perfurada).
Essas foram nossas 4 dicas para você escolher a melhor furadeira. Quer mais uma? Aí vai: venha até a Paragominas Home Center. Aqui temos as melhores furadeiras do mercado, com variedade de opções e facilidade de pagamento.