Fim de ano é época de fazer planos para o novo período que se inicia. No ramo da decoração, não é diferente. Por isso, já temos a cor do ano Suvinil para 2023. A gigante das tintas revelou ainda 5 paletas que, com base em estudos, refletem sensações comuns para o ano que está batendo na porta.
Quer saber qual é a cor do ano de 2023 e as razões da escolha? Continue, portanto, a leitura desse post até o final!
Como é definida a cor do ano Suvinil?
Em primeiro lugar, para que a cor do ano seja definida, é feita uma pesquisa de tendências e comportamentos nacionais e internacionais. Desse modo, a Suvinil é capaz de interpretar por meio de estética e cores como as pessoas irão reagir aos acontecimentos previstos.
Para 2023, o questionamento que norteou a pesquisa foi “como estamos nos sentindo nesse momento?”. O trabalho foi liderado pelo terceiro ano consecutivo por Michell Lott, consultor de cores e diretor criativo da empresa. Como resultado, se chegou a 26 cores divididas em 5 paletas, com a ajuda da diretora de arte Natalia Martucci.
Qual a cor de 2023?
A calcita alaranjada foi definida como a cor de 2023 pela Suvinil. Ela é um laranja terroso, que transmite energia e inovação. Segundo a empresa, é a cor ideal para momentos de transição, pois traz consigo a inovação dos laranjas dos anos 1970 ao mesmo tempo que remete ao laranja dos primeiros solos escavados por nossos ancestrais.
A calcita alaranjada é, ainda, a primeira cor da Suvinil feita com pigmentação 100% natural. Ela chegará às lojas, inclusive à Paragominas, em uma edição limitada, produzida por meio de uma combinação de argilas, dispensando o uso de pigmentos sintéticos na composição.
Além disso, essa nova cor também estimula os sentidos: quando aplicada na parede, confere uma textura sutil que convida ao toque e acorda o tato.
Paletas
Junto com a cor do ano, foram definidas ainda 5 paletas com 26 cores, organizadas de acordo com sensações e sentimentos das pessoas após dois anos de pandemia de Covid-19.
A exausta
São cores de serenidade que configuram uma escolha segura para todos aqueles que precisam de cura e reequilíbrio das emoções após dois anos bem turbulentos. É formada por “areia do deserto”, “ninho”, “horizonte”, “duna”, “calcita alaranjada” e “cogumelo shitake”.
A otimista
Reúne tons envolventes e positivos. Nesse sentido, são perfeitos para dar um próximo passo e criar um novo mundo dentro e fora de casa. É formada por “cevada”, “tecelagem”, “eclipse”, “céu de inverno”, “calcita alaranjada” e “licor de cassis”.
A empolgada
Essa paleta é composta por tons exuberantes e cheios de energia. São eles, “acelga”, “base soft”, “calcita alaranjada”, “girafa”, “terra molhada” e “magia azul”.
A conectada
Inspirada na fusão entre tecnologia, natureza e o universo holístico. É composta, portanto, de cores com a finalidade de orquestrar a calma da mente e de espírito, como “quase rosa”, “sachê de lavanda”, “lago congelado”, “sinfonia”, “calcita alaranjada” e “granizo”.
A cibernética
Por fim, a paleta composta por tons do mundo físico e digital. São eles, então, “cor do céu”, “cítrico”, “cyber”, “calcita alaranjada”, “música de meditação” e “bálsamo”.
Agora você conhece a cor do ano Suvinil para 2023. Então, hora de aplicá-la nos seus planos para renovar a casa e se preparar para a chegada do novo ano. Na hora de comprar as tintas, não se esqueça de vir até a Paragominas Home Center!