Os canos e tubulações são uma parte costumeiramente esquecida nos imóveis. Por ficarem atrás das paredes, abaixo do chão ou acima do teto, eles não são lembrados na hora de reformas ou no dia a dia. Mas a manutenção do encanamento, quando realizada de forma preventiva, evita que problemas sejam notados somente em estado avançado.
Assim, você evita dores de cabeça maiores e danos à estrutura do imóvel.
E é por isso que o blog de Paragominas te apresenta agora formas de fazer a manutenção dessa parte tão importante da casa. Continue a leitura até o final para ficar por dentro de tudo.
Problemas mais comuns
Vazamentos
Um vazamento pode ser percebido, por exemplo, pelo estufamento do piso, das paredes ou do forro. Na presença desses sinais, é preciso convocar um profissional para confirmar ou não se algum cano está deixando a água escapar.
Os vazamentos podem ainda deixar o piso da casa fofo ou oco e prejudicar a fundação. Além disso, são responsáveis por aumentos súbitos na fatura mensal de água, sem motivo aparente.
Entupimento
O entupimento das tubulações acontece, na maioria das vezes, por mau uso. Desse modo, é essencial evitar o descarte incorreto de gordura, restos de comida, absorventes, papel higiênico ou outro tipo de material sólido por ralos, pias e vaso sanitário.
Encanamento antigo
Em algumas localidades, ainda é possível encontrar tubulações antigas, feitas de ferro, material que entrou em desuso já há alguns anos. Isso porque esse tipo de encanamento, com o tempo, é corroído com a passagem da água. As paredes se tornam mais espessas, reduzindo o volume escoado. Ao mesmo tempo, liberam parte do ferro na água, tornando-a imprópria para o consumo humano.
Dicas de manutenção
Avaliação periódica
O mais recomendado é que seja feita uma avaliação completa do encanamento do imóvel a cada 7 anos. Ela deve ser feita por um profissional, que deve analisar todas as tubulações à procura de vazamentos, danos e entupimentos, verificando a necessidade ou não de troca.
Ralo do chuveiro e sifão da pia
O ralo do chuveiro e os sifões das pias devem passar por limpeza a cada seis meses. Os grandes vilões, no caso desses dois, são os fios de cabelo que passam para a tubulação e provocam entupimento. Existem empresas especializadas em fazer esse tipo de limpeza, mas é possível fazer o serviço por conta própria.
Observe as borrachas de vedação. Se elas estiverem gastas, o ideal é trocá-las antes que deem origem a problemas.
Caixa de gordura
Em geral, a caixa de gordura precisa ser limpa de seis em seis meses. Aliás, também é possível realizar a limpeza com uma empresa especializada ou por conta própria. A crosta de gordura retirada deve ser despejada no lixo orgânico. Caso descarte no vaso sanitário, irá parar no mesmo lugar de antes, a caixa.
Essas foram nossas dicas de como fazer a manutenção do encanamento. Se precisar trocar alguma coisa aí nas tubulações da sua casa, não se preocupe: na Paragominas Home Center você encontra uma ampla variedade de produtos, das melhores marcas e com as melhores condições de pagamento.