Essa é para você que está com a casa em reforma. Provavelmente, as paredes receberão nova pintura, certo? Muita gente, no entanto, tem dúvidas sobre como escolher a tinta ideal. Afinal, existe uma gama de variedades disponível no mercado. Além disso, também é necessário avaliar qual cor utilizar nos seus ambientes.
Mas não se preocupe: para te ajudar nessa missão que parece impossível, nós do blog da Paragominas Home Center preparamos esse post com dicas de como você deve escolher a tinta. Ficou curioso? Então, continue a leitura até o final e confira!
Conheça melhor as tintas disponíveis
Em primeiro lugar, para uma escolha mais assertiva, é preciso que você conheça um pouco sobre as tintas atualmente disponíveis no mercado. Cada tipo possui uma orientação diferente de uso e aplicação. Isso porque uma tinta para área interna, por exemplo, não servirá para uma área externa e mais expostas às diversas intempéries do tempo.
A seguir, apresentamos os principais tipos e explicamos seus usos!
Tinta acrílica
Recomendada, sobretudo, para uso em alvenaria. Aplique-a em áreas internas ou externas. Entretanto, para evitar que se formem bolhas durante a secagem, é preciso garantir que a superfície esteja bem impermeabilizada. Existem versões com acabamento fosco, semibrilho e acetinado.
Tinta látex
Disponível somente com acabamento fosco, ela oferece pouca resistência ao sol e tem baixa lavabilidade. Use, especialmente, em paredes internas que não precisem de manutenção frequente.
Tinta esmalte
Presente em versões com acabamento fosco, alto brilho e acetinado. Ela pode ser à base de solvente (possui cheiro forte e demora mais a secar) ou à base de água. É indicada para pintura de superfícies em madeira ou metal, principalmente em áreas externas.
Tinta óleo
De acabamento fosco ou brilhante, ela é impermeável e indicada para móveis, portas e janelas, sejam de madeira, ferro ou aço. Quando usada nas paredes, ela garante mais durabilidade e ainda permite fazer lavagens.
Verniz
Também pode ser à base de solvente ou de água. Você encontrará nas versões incolor ou pigmentada, que imita as cores das madeiras. Forma uma camada protetora sobre a matéria, impedindo a absorção de água e reduzindo a necessidade de manutenção.
Tinta epóxi
Essa última é resistente à ação do tempo e de produtos químicos. Dessa forma, é indicada para pisos, azulejos e fibra de vidro. À base de água ou solvente, ela exige uma técnica específica para aplicação.
Diferenças entre acabamentos
Como você acabou de ver, alguns tipos de tinta possuem versões com diferentes acabamentos. Mas, então, como escolher o ideal?
O acabamento fosco é mais indicado para paredes e tetos e uma de suas principais vantagens é a capacidade de disfarçar defeitos na parede. É capaz, ainda, de transmitir aconchego. O acetinado deixa tudo com um leve toque de brilho e é indicado para áreas bastante utilizadas, como quartos, por exemplo. Além disso, conversa muito bem com cores claras.
Já os acabamentos com maior grau de brilho facilitam a limpeza e diminuem a necessidade de manutenção das superfícies. Por isso, utilize em áreas como a cozinha, que exigem lavagem frequente. No entanto, pode acentuar defeitos e imperfeições.
Aprendeu como deve escolher a tinta para sua casa em reforma? Hora, então, de partir para a Paragominas e aproveitar toda a variedade e as ofertas que só a nossa loja oferece! Ah, e para mais dicas, continue de olho aqui no blog!