Não raramente, a reforma da casa é acompanhada por estresse e muitos problemas . Mas dá para evitar muito disso com planejamento! Por isso, nós vamos te ensinar como planejar sua reforma!
Desde as etapas, compra de materiais, consulta e contratação de profissionais… Todos os itens precisam ser bem avaliados na hora de criar o seu planejamento. Assim, você vai evitar que a obra que pretende levar mais conforto para você se transforme em um pesadelo!
Como planejar reforma em 5 passos:
Defina o objetivo da reforma
Uma das principais formas de evitar gastos a mais e concentrar o trabalho em um período de tempo certeiro é definir qual a finalidade da reforma que você irá executar. Portanto, determine quais cômodos serão reformados, pesquise referências e não saia de casa para comprar materiais sem saber exatamente o que pretende fazer.
Dica: para essa etapa, avalie quais das melhorias são mais urgentes, caso não consiga fazer todas de uma única vez. Além disso, utilize o Pinterest para buscar referências de espaços e analisar se é viável para sua reforma.
Priorize a infraestrutura
Na hora de definir o que pretende fazer na casa, priorize os reparos na infraestrutura. Parte elétrica e hidráulica saudáveis além de estrutura firme são garantia de mais segurança e, ao mesmo tempo, menos prejuízo.
Primeiramente, avalie tudo isso e só depois pense em modificações mais supérfluas. Além disso, vale lembrar que não dá para fazer um serviço de revestimento ou decoração sem saber se há uma infiltração, por exemplo. Assim, esse é mais um motivo pelo qual a infraestrutura deve ser priorizada.
Estabeleça um orçamento
Depois de definir o que irá fazer, o próximo passo é estabelecer um orçamento. O ideal é que todo o valor das despesas somadas não ultrapasse o equivalente a um terço da sua renda mensal.
Portanto, pesquise bastante os valores dos materiais, as formas de pagamento disponíveis e o custo com os trabalhadores que ajudarão na obra antes de fechar negócio.
Faça um cronograma
Essa é mais uma forma de facilitar a execução do seu projeto. Divida a obra por etapas e defina por qual cômodo os trabalhos irão começar, quais serviços serão feitos e, logo depois, o próximo cômodo a ser modificado. Isso vai te ajudar também na hora da compra dos materiais.
Dica: planilhas como esta podem te ajudar a organizar os prazos e a definir quanto será gasto em cada etapa da obra. Se preferir, apps de gerenciamento financeiro também darão uma boa força.
Não faça tudo de uma vez só
Muitas vezes, por conta da pressa, acontece de se dar início a uma reforma com diferentes frentes. No entanto, muitas vezes, um profissional só pode dar início a seu trabalho quando o outro tiver finalizado. Dessa forma, você pode acabar pagando por uma mão de obra que vai ficar parada por alguns dias e isso vai encarecer o orçamento do projeto.
Então, o ideal é seguir o cronograma e deixar que cada etapa da obra seja realizada na sua vez. O serviço pode até demorar mais tempo para ser finalizado, contudo, você vai evitar gastos desnecessários e até prejuízos com materiais aplicados em uma etapa, mas que precisem ser quebrados ou retirados na execução de outra.
Gostou das nossas dicas? Agora você já sabe como planejar uma reforma! Então, se pretende fazer alguma mudança na sua casa, comece agora mesmo seguindo os passos que acabamos de te passar! E continue de olho no nosso blog para mais conteúdos como esse!