Os acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina. E a falta de cuidados com a rede elétrica é o que causa muitos deles. Podemos ver no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica de 2022.
Dessa forma, é interessante ficar atento a todas as precauções que precisam ser tomadas ao mexer com esse instrumento tão importante no nosso dia a dia como é a energia elétrica. Por isso, nós do blog da Paragominas separamos 5 cuidados com a rede elétrica que você precisa ter aí em casa para te ajudar a evitar acidentes e livrar você e sua família de qualquer risco.
Então, continue a leitura desse post até o final e confira cada um dos pontos que separamos para você!
1. Desligue a chave sempre que for fazer reparos
Vai trocar o chuveiro ou até mesmo uma lâmpada queimada? Desligue a chave responsável pela área onde você vai atuar. Se não souber distinguir, desligue, então, a chave geral. Isso é indispensável para bloquear a fonte de energia e evitar qualquer tipo de acidente.
Aliás, sobre o chuveiro, em hipótese alguma faça uso sem o aterramento necessário. E cuidado também ao trocar a temperatura durante o banho: os mais tradicionais oferecem risco de passar corrente elétrica pela água ao executar essa atividade.
Enquanto isso, no caso das lâmpadas, sempre que for trocar segure apenas pela parte de porcelana ou de vidro, nunca pela área de metal do objeto.
2. Não sobrecarregue as tomadas
Evite utilizar extensões e os chamados benjamins ou “Ts”. Isso porque cada tomada tem uma capacidade máxima. Desse modo, conectar vários aparelhos elétricos que façam essa capacidade ser superada vai provocar sobrecarga na rede e dar espaço para que curtos-circuitos aconteçam.
Micro-ondas e máquinas de lavar, por exemplo, devem ter tomadas exclusivas, por conta da grande quantidade de energia que exigem para poder funcionar. Os modelos mais recentes, inclusive, vêm com plugues mais grossos, que impedem o uso dos equipamentos em tomadas com baixa corrente.
3. Cuidado com as crianças
Entenda que as crianças não têm noção de perigo. Por isso, elas costumam se envolver nos mais diversos acidentes. É preciso cuidado também com a rede elétrica.
Portanto, se você tem crianças pequenas em casa, use protetores de tomada. Ainda assim, fique de olho na movimentação deles pela casa para evitar qualquer risco.
4. Só use aparelhos com certificação
Todo e qualquer componente elétrico precisa contar com a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Estatística (Inmetro). Ele garante segurança e eficácia do produto que você irá adquirir.
Aliás, usar componentes sem essa certificação pode resultar em risco de choques elétricos, curtos-circuitos e até mesmo de aumento na conta de luz.
5. Não apague fogo de curtos-circuitos com água
A água é condutora de eletricidade. Logo, utilizá-la para apagar incêndios com equipamentos ligados à rede elétrica pode fazer com que você tome um choque. Dessa forma, o correto é desligar a chave geral e acionar os bombeiros. Nesses casos, aliás, use apenas extintores do tipo C. Essa tipificação está disponível no rótulo desses produtos.
Esses são 5 cuidados com a rede elétrica que você precisa ter. Uma outra dica é comprar os componentes elétricos da fiação da sua casa ou os eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis que você gosta aqui na Paragominas Home Center. Além do melhor preço e atendimento, você conta com produtos seguros e de qualidade para evitar dores de cabeça.