Os revestimentos são o acabamento da parede e servem para cobrir e proteger a alvenaria. Além de influenciar na estética do ambiente em que são aplicados, eles também podem auxiliar na funcionalidade. E com a grande variedade disponível hoje no mercado, muita gente fica em dúvida ao escolher revestimento de parede.
Assim, para ajudar nessa tarefa super importante para o seu imóvel, nós separamos 4 dicas para você selecionar o tipo que mais tem a sua cara e que também funciona para a área na qual você pretende aplicar. Confira a seguir!
1. Versatilidade
Se você busca um revestimento versátil, uma sugestão é o porcelanato. De aspecto semelhante à cerâmica, ele é um material que garante maior resistência, durabilidade e homogeneidade. Afinal, é produzido de forma mais tecnológica e queimado em altas temperaturas, sendo menos poroso e, consequentemente, mais resistente à água.
De tão versátil e resistente, o porcelanato pode ser usado em espaços residenciais e comerciais, inclusive nos de grande circulação, como aeroportos e shoppings.
Aliás, é também um material muito fácil de limpar e que está disponível em diversos tamanhos, cores, estilos e até texturas, como os que buscam recriar madeira e pedras. E, além disso, possui diversas formas de acabamento. O acetinado é fosco e mais resistente a arranhões e manchas, o polido é mais brilhante e o natural é mais rústico.
2. Áreas úmidas
Para áreas que recebem bastante umidade, os revestimentos mais indicados são cerâmica e porcelanato. Sem dúvida, uma das principais razões para o uso da cerâmica em ambientes molhados é a sua durabilidade, além da variedade de cores, padrões e texturas disponíveis.
Ao mesmo tempo, o porcelanato também ganha espaço no revestimento desse tipo de área, pois possui versões anti-derrapante e tem porosidade quase nula.
3. Facilidade de limpeza
Nesse quesito, o revestimento de parede campeão é o azulejo. É um tipo cerâmico bastante popular no Brasil, com modelos para áreas internas e externas. Bem como o porcelanato, está disponível em modelos, texturas e versões diferentes.
Assim sendo, os tipos de acabamento também variam. O acetinado é um azulejo esmaltado com brilho menos intenso. Os brilhantes são também esmaltados e contam com um grande brilho e os estampados possuem diferentes estampas e desenhos, sendo capazes de agradar a qualquer estilo.
4. Rapidez na obra
Se você pretende escolher revestimento de parede que deixe sua obra mais ágil, uma dica é utilizar massa texturizada. O produto é aplicado diretamente sobre a argamassa, diminuindo, assim, as etapas de preparação da superfície. Além disso, necessita de apenas uma demão, o que também contribui para agilizar o processo.
Por fim, é um revestimento que permite criar desenhos variados e que pode ser utilizado em espaços internos e externos.
Bom, essas foram nossas 4 dicas para te ajudar a escolher revestimento de parede. Agora que você conheceu mais sobre os tipos disponíveis, chegou a hora de fazer sua escolha e correr para as compras! Para mais dicas e curiosidades sobre casa e construção, siga a Paragominas Home Center no instagram e, claro, fique de olho sempre aqui em nosso blog!