Como a chegada da época de chuvas e de temperaturas mais amenas, um problema muito comum aparece nas casas: o mofo. Além de prejudicar a aparência dos lugares onde se instala, ele também pode danificar estruturas e causar alergias. Por isso, é tão importante saber como evitar o mofo em casa.
Mas se você não sabe lidar com esse hóspede indesejado, não tem problema: nós do blog da Paragominas Home Center vamos te ajudar! Separamos 5 dicas de como evitar o mofo em casa para cuidar da sua saúde e segurança.
Ficou curioso? Então, continue a leitura do post até o final e descubra como combater esse inimigo!
1. Promova circulação de ar
É natural que, quando as temperaturas baixam e sentimos frio, nossa primeira atitude seja fechar as janelas de casa. Mas, para evitar o mofo, é fundamental que os cômodos da sua residência se mantenham ventilados, pelo menos em algum período do dia.
Portanto, você pode escolher algum horário para fazer essa abertura diariamente. Se você trabalha o dia todo fora de casa, por exemplo, abra as janelas no período antes de sair e quando chegar, ao fim do dia, abra por mais alguns momentos novamente.
Um cuidado especial que é preciso ter é com a cozinha e o banheiro: são ambientes que, por conta das atividades realizadas neles, acumulam mais umidade. Desse modo, é ainda mais importante assegurar uma boa circulação de ar nesses cômodos.
2. Cuide do telhado da sua casa
Na parede, o mofo pode ser causado por uma calha entupida ou com problemas estruturais. Por isso, limpe regularmente as calhas e observe se elas estão danificadas. Redobre a atenção no momento em que estiver chovendo: manchas de água no alto das paredes podem indicar problemas na cobertura do imóvel, como vazamentos.
3. Seque tudo muito bem
O mofo só cresce onde há umidade. Dessa forma, seque muito bem os cômodos da sua casa, principalmente o banheiro e cozinha após o uso. Além disso, os ambientes externos também precisam de atenção redobrada, especialmente depois de qualquer chuva.
Procure também não deixar objetos molhados pela casa e não esqueça as roupas molhadas dentro da máquina.
4. Utilize produtos anti-mofo
Na hora de construir ou reformar, dê preferência a tintas anti-mofo ou impermeáveis. Antes de pintar, aliás, limpe as paredes com água sanitária e uma escova de cerdas duras. Espere secar e, se preciso, utilize a ajuda de um ventilador. Só depois aplique a tinta.
Se o mofo já apareceu na sua parede ou rejunte, a mistura de 1 copo de vinagre com 1 colher de bicarbonato de sódio vai ajudar a combatê-lo. Aplique diretamente sobre o mofo, aguarde 30 minutos e depois retire, lavando a superfície normalmente.
5. Tenha cuidado com os móveis
Por fim, procure não instalar móveis em paredes que dão para o banheiro. A umidade pode passar para o lado onde está o armário ou guarda-roupa, por exemplo, se não houver boa impermeabilização. Esses dois são os móveis que mais precisamos ter cuidado: afinal, não é durante qualquer limpeza ou faxina que vamos tirá-los do lugar.
Já no interior do guarda-roupa, uma dica é excelente é contar com pedaços de giz, aquele utilizado em lousas. Ele absorve a umidade e evita que o mofo se prolifere nas suas roupas e nas paredes do móvel.
Essas foram nossas 5 dicas de como evitar o mofo em casa. Gostou? Então, não se esqueça de compartilhar esse post e ajude todo mundo a ter uma casa mais segura no inverno. Quer mais conteúdos como esse? Continue de olho aqui no blog da Paragominas Home Center!