É durante o inverno que a umidade fica mais alta e, com elas, vários problemas podem surgir dentro de casa. Mas há algumas formas de prevenir transtornos, problemas de saúde e até estruturais que o período mais chuvoso pode trazer. Uma delas, é pelo uso do impermeabilizante na construção.
Quer saber mais sobre a importância desse item indispensável na sua lista de obras e de como funciona o processo de impermeabilização? Continue a leitura do post até o final e confira!
O que é um impermeabilizante?
O impermeabilizante tem como função impedir a entrada de água em superfícies como paredes e teto, eliminando assim riscos que ela possa oferecer às estruturas de uma residência.
Ele age formando uma barreira que impede vazamentos, infiltrações e isola a umidade. Assim, reduz a porosidade e evita que a umidade vinda do chão ou do teto cause rachaduras, mofo ou estufamento nos itens que compõem a estrutura do imóvel.
Onde pode ser aplicado?
O impermeabilizante pode ser aplicado em vários materiais, incluindo concreto, madeira, cerâmica e tecidos. Dessa forma, a impermeabilização pode ser feita em pisos, fundações, telhados, reservatórios, paredes, deck e piscinas.
Tipos de impermeabilizantes mais usados
Manta de impermeabilização
Pode ser encontrada em 3 versões diferentes: manta acrílica, manta asfáltica e manta líquida. Enquanto a líquida é recomendada para espaços menores, com pouca movimentação de pessoas, a asfáltica é indicada para áreas com grande circulação de pessoas e mais de 10 metros quadrados, por ser altamente resistente.
Já a manta acrílica é recomendada para telhados, uma vez que consegue reter o calor do sol e evita desconfortos térmicos nos ambientes.
Aditivos
Os impermeabilizantes aditivos são utilizados durante a obra como forma de impedir a penetração de água em blocos e tijolos. Também conseguem proteger argamassas aplicadas em ambientes úmidos dos imóveis.
Emulsão asfáltica
Esse tipo de impermeabilizante é indicado para terraços, fundações, lajes e áreas frias. A emulsão asfáltica é composta por uma mistura de água, dispersantes e material asfáltico.
Argamassa polimérica
É um tipo de revestimento, formado por polímeros, cimento e aditivos. A argamassa polimérica é indicada para aplicação em rodapés, piscinas, poços de elevador, subsolos, além de reservatórios de água.
Importância da impermeabilização
Impermeabilizar toda a obra da maneira correta é fundamental para evitar dores de cabeça no futuro. Muitas pessoas não executam essa etapa ou a fazem de maneira inadequada para economizar no orçamento.
No entanto, acabam se surpreendendo no futuro com a destruição que a água pode provocar nas estruturas de um imóvel e com os gastos de manutenção, que são bem mais elevados e precisarão ser feitos de forma emergencial, sem oportunidade de planejamento.
A umidade que penetra nos materiais por meio do solo ou do teto por conta da chuva pode gerar infiltrações, causar rachaduras, danificar a pintura e estruturas de sustentação, além de gerar mofo, bolor e alergias nas pessoas que vivem no imóvel.
Portanto, garanta a execução de uma boa impermeabilização. Para isso, além de um bom profissional, você vai precisar também dos melhores materiais. E isso você encontra na Paragominas Home Center. Temos variedade e as melhores marcas em impermeabilizantes para sua obra.
Agora você descobriu a importância do impermeabilizante. Já está sofrendo com problemas causados pela falta de impermeabilização correta? Confira aqui como lidar com as infiltrações e como evitar o mofo em casa.