São considerados materiais elétricos todos aqueles itens que contribuem para que a energia elétrica possa funcionar perfeitamente em um imóvel. Desse modo, disjuntores, cabos, fios, eletrodutos, tomadas, interruptores e lâmpadas são alguns dos materiais que pertencem a essa classe.
Em uma construção ou reforma, todos eles precisam ser adquiridos de maneira correta, pensando na eficiência e na segurança. Mas, para quem não é especialista no assunto, pode ser complicado identificar o que é adequado ou não na hora da compra em meio a tantas opções.
Por isso, o blog da Paragominas preparou esse post com 4 dicas para não errar na compra de materiais elétricos. Continue a leitura até o final e confira!
1. Atente-se ao selo do Inmetro
O Inmetro é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Ele certifica diversos produtos e atua como fiscalizador da qualidade e das boas práticas de produção.
Dessa forma, quando um material elétrico possui o selo desse órgão, significa que foi produzido obedecendo as normas técnicas brasileiras e, portanto, são mais seguros e duradouros que aquelas peças que não passaram pelo crivo do instituto.
2. Preze pela qualidade
Quando não executada com a devida responsabilidade, a rede elétrica de um imóvel pode dar origem a acidentes sérios. Por isso, não abra mão da qualidade na hora de comprar materiais elétricos.
Dê preferência a marcas reconhecidas e com histórico no mercado. Além disso, não utilize o preço como única métrica para decidir sobre a compra. E aproveite para observar, no ponto de venda, se a peça escolhida não apresenta nenhum defeito de fabricação.
3. Considere o consumo de energia
Outro ponto a ser analisado na hora de comprar materiais elétricos é o consumo de energia. Procure por peças e equipamentos que consumam menos energia e representem também uma economia no seu bolso.
As lâmpadas de LED são um exemplo: mais eficientes e consomem menos. Atenção também aos fios elétricos: eles precisam ter a espessura de 1,5 mm². Quando isso não é obedecido, podem não suportar as correntes elétricas e superaquecer, além de desperdiçar energia.
4. Busque ajuda profissional
Por fim, é importante também contar com o auxílio de um eletricista de confiança na hora de fazer a compra dos materiais. O profissional que vai fazer o serviço no seu imóvel, aliás, pode lhe acompanhar no momento da compra para tornar toda a escolha de itens mais acertada.
Mas caso isso não seja possível, ao fazer a compra dos materiais elétricos da sua obra na Paragominas Home Center, você não precisará se preocupar: aqui temos uma equipe de atendimento atenciosa e pronta para esclarecer suas dúvidas.
Essas foram as 4 dicas que separamos para você não errar na compra de materiais elétricos. Vá até a Paragominas ou entre em contato com o nosso televendas para conhecer toda a variedade do nosso setor elétrico, que conta com as melhores marcas do mercado. Para mais dicas, continue de olho aqui no nosso blog.