Qual a melhor torneira para a sua cozinha? Conheça os 2 tipos!

Qual a melhor torneira para a sua cozinha? Conheça os 2 tipos!

Você sabe qual a melhor torneira para a sua cozinha? Seja na hora de construir ou reformar, quando o item utilizado quebra e é preciso substituir ou, simplesmente, quando você sente que precisa de um modelo que atenda melhor suas necessidades, essa dúvida pode surgir. Afinal, existem hoje no mercado diversos modelos com as mais diferentes especificações e funcionalidades.

Portanto, para ajudar na missão de escolher a melhor torneira para a cozinha da sua casa, vamos apresentar agora 2 tipos e cada uma das funcionalidades que elas podem ter!

1. Torneira de mesa

Esse é o modelo mais comum, independentemente das especificações. Geralmente, o ponto de saída da água fica abaixo da bancada e uma mangueira faz a ligação do encanamento da parede até a pia. Assim sendo, nessa situação, será preciso uma torneira de mesa, que fica apoiada na bancada e ligada à mangueira por meio de um orifício na cuba. 

No entanto, é preciso ficar atento na hora da escolha: para a cozinha, se faz necessário um espaço de pelo menos 30 centímetros entre a bica e a cuba. Um modelo que proporcione menos espaço pode dificultar a prática de atividades rotineiras, como a lavagem de louças ou a limpeza de vegetais.

2. Torneira de parede

Em alguns imóveis a saída de água fica localizada acima da bancada. Desse modo, será preciso uma torneira de parede, que ficará presa diretamente ao encanamento. Esse modelo, aliás, proporciona mais espaço, já que não ocupa lugar na bancada, além de facilitar atividades rotineiras da cozinha.

Funcionalidades

Acima você conheceu os dois tipos de torneiras que podem ser usadas nas cozinhas. Além disso, é importante saber também que elas podem ter diferentes funcionalidades, a depender das suas necessidades e desejos.

A seguir, listamos algumas delas e explicamos como podem ser úteis!

Simples

As torneiras mais simples fazem o trabalho mais básico: de regular a saída de água. Dessa maneira, não contam com controle de temperatura ou de tempo ao liberar a água do encanamento.

Além disso, elas podem ser feitas de metal ou de plástico ABS. As de metal contam com miolo de latão, zinco, ligas de cobre e aço inoxidável. Dessa forma, costumam ser mais duráveis, mas também mais caras.

Já as torneiras de plástico ABS são mais baratas. No entanto, oferecem menor durabilidade e resistência para uso constante no dia a dia. Por isso, sempre avalie o custo-benefício antes de fechar a compra.

Com misturador

Os modelos de torneira com misturador permitem controlar a temperatura da água que é liberada, uma vez que misturam água fria com água quente. Por isso, é perfeita para quem vive em lugares mais frios ou para quem prefere água morna. Ao mesmo tempo, também permitem controlar melhor o volume de saída.

Em geral, esse tipo de torneira pode ter um ou mais comandos, para atender as suas diferentes funcionalidades. Entretanto, existem modelos com um único registro, chamados de monocomando. Essas torneiras geralmente contam com uma alavanca, tornando mais fácil e prático o manuseio, que pode ser feito com apenas uma mão.

Com temporizador

Também chamadas de torneiras temporizadas, elas surgiram com o propósito ecológico de promover economia de água. Assim, seja com temporizador ou com sensor de movimento, elas são bastante utilizadas especialmente em espaços públicos, evitando acidentes como esquecer a torneira aberta.

Esses foram os 2 tipos e as funcionalidades que apresentamos para ajudar na escolha da melhor torneira de cozinha. Então, agora que você já sabe tudo sobre os modelos, corra para a Paragominas e compre a sua! E para mais conteúdos como esse, continue de olho no nosso blog!

Compartilhar esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS