Reforma de apartamento alugado: afinal, o que dá para fazer?

Reforma de apartamento alugado: afinal, o que dá para fazer?

Uma dúvida comum entre quem pretende alugar um apartamento ou já mora em um nessa condição é: dá para reformar? Aliás, junto com ela vem uma série de outros questionamentos, como “o que é possível fazer?” e “quem arca com os custos?”. Sem dúvida, são várias as condições que interferem numa reforma de apartamento alugado.

Portanto, para te esclarecer alguns pontos, preparamos esse post com tudo o que você precisa saber antes de começar a fazer planos de deixar o espaço em que você vive com a sua cara! Continue lendo!

Permissão do locador

Sim, para fazer qualquer mudança, você vai precisar da permissão do locador. Embora o locatário tenha direito a realizar modificações, o dono do imóvel precisa ter conhecimento e aprovar as alterações. E, claro, a autorização deve ser por escrito. Anexe ela ao contrato de aluguel que você tem para se resguardar de possíveis problemas. 

Além disso, consultar o proprietário do imóvel também é importante para conhecer melhor a estrutura do imóvel. Assim, você vai saber onde estão localizadas as vigas de sustentação e as instalações elétricas e hidráulicas antes de furar ou quebrar uma parede, por exemplo.

O que dá para fazer?

Entre as mudanças que você pode executar durante uma reforma de apartamento alugado está a pintura das paredes. É uma mudança comum e muito simples, mas capaz de dar uma sensação de pertencimento a quem mora no lugar. No entanto, é bom ficar atento ao seu contrato: em geral, é exigido que o imóvel seja pintado novamente de branco antes de entregar as chaves.

Outra mudança possível diz respeito a banheiros e cozinha. Nesse sentido, você pode trocar chuveiros, torneiras ou o vaso sanitário de acordo com o seu gosto. Mas é importante guardar todos os itens que você remover para substituir: assim, você pode fazer a troca na hora de devolver o apartamento ao proprietário.

Uma outra maneira de dar a sua cara ao ambiente é aplicando papéis de parede, adesivos, quadros, espelhos, prateleiras e cortinas. Da mesma forma que acontece com a pintura, também nesse caso você precisa deixar a parede no estado em que estava antes. Logo, pode ser preciso cobrir furos ou manchas que possam ter aparecido no processo de aplicação e retirada desses materiais.

Mudanças estruturais

A manutenção de itens estruturais do apartamento e que são indispensáveis para seu uso fica por conta do proprietário. Assim, ajustes elétricos, hidráulicos, de esgoto, ou no telhado são de responsabilidade do locador. Aliás, na hora de receber um imóvel, o locatário deve fazer uma vistoria, de preferência com profissionais, para identificar de antemão se há algum problema no apartamento.

Além disso, derrubar paredes e trocar revestimentos são coisas que não podem ser feitas pelo locatário. Isso e qualquer outro tipo de manutenção estrutural devem ficar por conta do dono do imóvel, junto com um responsável técnico pela obra, como um arquiteto ou engenheiro.

Olho no contrato

O ideal é que possíveis melhorias a serem realizadas no apartamento estejam previstas no contrato de aluguel. Elas podem, inclusive, ser mencionadas no documento. Assim, evitam-se transtornos tanto para o locador quanto para o locatário.
Essas foram nossas dicas do que é possível fazer na reforma de apartamento alugado. Para mais dicas e sugestões sobre casa e construção, siga nossa página no instagram: @paragominas_home_center. E, claro, continue de olho no nosso blog!

Compartilhar esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS