Como as peças de madeira são comuns nas casas brasileiras, você provavelmente já ouviu falar sobre verniz. Ele é responsável por conferir acabamento e também proteção aos itens de madeira. Mas você sabia que existem diferentes tipos de verniz?
Isso mesmo! Cada tipo tem uma função e pode dar um tipo de acabamento diferente. E se você ainda não conhece esses tipos e quer ficar por dentro de suas variações, então continue lendo esse post até o final!
Importância do verniz
O verniz é um produto líquido aplicado sobre a madeira, conferindo uma película protetora. Dessa forma, ele ajuda bastante na conservação, uma vez que impede a entrada de água e cupins no material onde foi utilizado.
No entanto, para impedir o apodrecimento da madeira, é necessário fazer uma manutenção do verniz a cada 5 anos, pelo menos. Além disso, também é preciso manter a superfície limpa para uma melhor conservação do material, ainda que o verniz tenha função protetora.
Outra dica é, na hora dessa limpeza, utilizar apenas os produtos que sejam compatíveis e que não atrapalhem a ação do verniz.
Tipos de verniz
Existem no mercado 5 tipos de verniz principais. Ao mesmo tempo, cada um deles pode conter variações de acordo com uma necessidade específica sua. A seguir, nós apresentamos quais são.
Marítimo
O verniz marítimo é recomendado para o realce de superfícies internas e também externas em madeira. Feito à base de resina alquídica, que possui uma excelente resistência à umidade, ele é ideal para a madeira que entra em contato constante com a água, como a de decks e terraços.
Ao mesmo tempo em que oferece proteção, esse tipo de verniz ainda prolonga a beleza natural da superfície onde é aplicado. Aliás, ele pode ser usado tanto em madeira nova como em repintura. Por isso, é uma excelente opção para quem quer revitalizar um móvel, portas ou janelas.
Verniz tingidor
Ele é ideal para quem tem uma peça clara e quer mudar o tom. O verniz tingidor, como o nome sugere, vai acrescentar cor à madeira, realçar o brilho e ainda proteger contra agentes externos. Geralmente disponível nas cores mogno e imbuia, ele vai ainda realçar os veios naturais da peça onde será aplicado.
Verniz copal
Esse é um tipo de verniz recomendado para áreas internas, por ser menos resistente ao contato com água. Ele deixa um acabamento brilhante na superfície, ao mesmo tempo em que protege a peça. Aliás, pode ser usado tanto em madeira nova como em repintura.
Verniz premium
Como o nome sugere, o verniz premium tem uma qualidade superior a dos demais. Isso porque ele forma uma camada de alto grau de penetração na madeira e, ainda, possui uma capacidade elástica.
Dessa forma, previne que a madeira rache ou trinque durante o período de atuação do produto. Além disso, o verniz premium ainda oferece proteção maior contra mofo e fungos.
Como aplicar verniz
Em primeiro lugar, é importante preparar a peça para receber o verniz. Desse modo, limpe e lixe muito bem, removendo qualquer resíduo que esteja na superfície do item. Escolha também um local bem arejado para realizar o serviço e cubra o chão com jornais ou papelão.
Lembrando que o processo de aplicação de verniz leva tempo. No caso dos tipos marítimo e premium, são necessárias de 2 a 3 demãos. Enquanto isso, para os tipos copal e tingidor, são necessárias 3. Entre uma demão e outra, é preciso esperar secar por cerca de 12 horas.
Agora você conhece os diferentes tipos de verniz. Quer mais conteúdos como esse? Então continue de olho no nosso blog!