Reformar pode ser uma tarefa necessária para trazer mais conforto, fazer reparos importantes ou simplesmente dar uma nova cara a um ambiente. No entanto, apesar de os benefícios e os resultados finais valerem a pena, para muitos uma reforma é sinal de prejuízo financeiro.
Mas isso não precisa ser verdade. Existem algumas formas de economizar na hora de reformar que garantem que você não estoure o orçamento e, ao mesmo tempo, consiga fazer os ajustes necessários no espaço.
Quer saber como? Então, continue a leitura desse texto ao final e veja as dicas que separamos para você.
Faça um planejamento
O primeiro passo na tarefa de economizar na hora de reformar é fazer um bom planejamento. É preciso saber exatamente o que será feito, em qual prazo e de que forma. Para isso, você pode e deve contar com um profissional que irá te apontar os materiais e serviços que precisarão ser realizados.
Dessa forma, você não precisa ser pego de surpresa ao iniciar uma simples pintura, por exemplo, e descobrir uma infiltração. Um profissional também irá te passar o valor da mão de obra dele, é claro.
Inclua no planejamento também o seu teto de gastos: o valor máximo que você reservou para gastar na obra. Esse é um passo fundamental para garantir que não haverá um descontrole financeiro em meio à realização do serviço. De todo modo, dentro desse teto de gastos, além do valor dos materiais e do serviço profissional, inclua uma reserva para imprevistos.
Pesquise bastante
Ouça mais de um profissional de confiança que possa vistoriar a situação do imóvel a ser reformado e identificar o que é necessário ser feito. É uma forma de garantir economia na mão de obra e também de identificar os produtos que serão usados.
Além disso, entre os produtos, pesquise marcas, diferenças entre cada um e qual pode te oferecer o melhor custo-benefício. Às vezes, existem tecnologias no mercado que você não conhece e um produto que, à primeira vista, pareça mais caro que um concorrente, pode fazer com que você não necessite comprar outro item da obra ou exija uma quantidade menor para a execução do serviço.
Estude alternativas
Se você está disposto a economizar em uma reforma, é preciso estar aberto a mudar de ideia sobre algumas coisas. Como, por exemplo, trocar um material por outro, que pode até ter aparência semelhante, mas que sairá mais em conta ou terá um efeito mais duradouro.
Não adie demais a reforma
Por fim, esteja ciente de que algumas reformas são inevitáveis. Não adianta postergar um serviço pelo receio de gastar demais e, com o tempo, ver o problema aumentar e ter que trocar uma obra simples por uma muito mais complexa. Aliás, nós já falamos aqui no blog sobre como identificar quando é hora de reformar.
Então, se planeje com antecedência e veja a melhor época dentro de um futuro próximo, se for o caso, para realizar sua reforma, mas não ignore um problema estrutural ou adie demais o trabalho a ser feito.
Essas foram as nossas dicas para você economizar na hora de reformar. Ah, temos mais uma que você já deve conhecer: venha para a Paragominas Home Center. Aqui você tem uma variedade imensa de produtos e marcas, além do melhor preço da cidade.