O que devo considerar na hora de escolher o piso?

O que devo considerar na hora de escolher o piso?

Na hora de construir ou reformar seu imóvel, uma etapa importante é a de escolher o piso. No entanto, existem diversas considerações a serem feitas na hora de fazer essa escolha para evitar problemas no futuro.

Essas questões passam por aspectos técnicos, relacionados à resistência do material e sua adequação ao espaço, e também estéticos. Por isso, fazer uma escolha bem informada vai ser fundamental para não ter a necessidade de trocar o piso.

Quer saber tudo o que precisa levar em conta na hora de escolher o piso? Então, continue a leitura desse post até o final que nós vamos te apresentar cada um dos pontos!

Área interna ou externa

Essa é uma das primeiras características a ser levada em conta. Isso porque em ambientes externos, o ideal é prezar a segurança e resistência às intempéries do clima. Por isso, o piso antiderrapante é o ideal.

Já nas áreas internas, é mais comum escolher pisos quentes, que deixem o ambiente mais agradável. Os laminados, por exemplo, são uma boa opção.

Ambiente seco ou úmido

Se você está procurando piso para uma área seca do imóvel, como os quartos e a sala, pode optar tranquilamente por um tipo liso. Nesses casos, você também pode apostar madeira, material que não pode ser molhado.

No entanto, se procura piso para uma área molhada ou bastante úmida, como banheiros e lavanderia, é melhor escolher pisos frios e pouco porosos. Ah: a cozinha também pede por pisos resistentes à água.

Circulação de pessoas

Outro ponto que, sem dúvida, você deve considerar na hora de escolher o piso é a circulação de pessoas no ambiente. Isso vai implicar no desgaste do tipo escolhido.

Uma dica, nesse sentido, é avaliar o índice PEI, que avalia o nível de desgaste do revestimento. Ele varia de 0 a 5 e quanto mais próximo de 5, maior a resistência.

Além disso, verifique o fundo das lajotas. Quanto mais avermelhadas elas estiverem, sinal de que mais barro foi utilizado na fabricação, implicando numa menor resistência do piso.

Clima

Em regiões mais quentes, um piso frio como o porcelanato é mais indicado por ajudar a manter os cômodos mais frescos. Por outro lado, em regiões de clima mais frio, é mais indicado escolher pisos laminados.

Durabilidade

Um piso que apresenta maior durabilidade pode até sair um pouco mais caro. No entanto, é interessante avaliar o custo-benefício. Isso porque ele vai deixar seu ambiente mais bonito por mais tempo e será mais resistente. 

Dessa forma, evita uma troca de revestimento em pouco tempo ou uma manutenção mais pesada para ajustes. Consequentemente, representarão uma economia em longo prazo.

Quem mora ou frequenta o imóvel

Outro fator importante na hora de escolher o piso é avaliar quem mora ou frequenta bastante o imóvel. Em uma casa com crianças, por exemplo, o ideal é escolher um piso resistente a arranhões e que seja mais confortável, especialmente se elas forem passar muito tempo brincando no chão.

Se mora alguém com alergias no imóvel, também é interessante se o piso escolhido acumula ácaros e outros tipos de sujeira. Ainda, se a limpeza e manutenção são complicadas.

Agora você sabe o que considerar na hora de escolher o piso. Então, venha correndo para a Paragominas Home Center. Aqui temos uma grande variedade de pisos e revestimentos das melhores marcas esperando por você!

Compartilhar esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

TODAS AS CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

NEWSLETTER


Receba nossas novidades, conteúdo exclusivo, lançamentos e atualizações.