Mão de obra: como escolher um bom profissional

Mão de obra: como escolher um bom profissional

A escolha da mão de obra é uma parte importante de qualquer reforma ou construção. Afinal, é preciso ter garantias de que tudo sairá da forma como foi planejado e você terá o resultado esperado. Além disso, você precisará se sentir seguro para levar o profissional para passar longas horas, algumas vezes por vários dias, dentro da sua residência.

Por toda essa complexidade que envolve a tarefa, o blog da Paragominas resolveu te ajudar. Preparamos esse post com dicas e orientações de como escolher um bom profissional e não errar na contratação da mão de obra. Então, continue a leitura até o final com bastante atenção.

Peça indicações

Conversar com amigos e familiares que fizeram alguma obra recentemente é fundamental na hora de procurar mão de obra. Sem dúvida, se eles tiveram uma boa experiência com o resultado do serviço e no relacionamento com o profissional, vão fazer questão de te indicar.

Aproveite a oportunidade e tire dúvidas sobre como ficou o acabamento, qual era o ritmo de trabalho, o valor e o que mais considerar importante. Isso porque nem sempre o que é considerado bom para uma pessoa, será bom também para outra.

Faça orçamentos

Defina um orçamento para a obra por inteiro, incluindo o valor da mão de obra. Quando você tem esse valor certo, fica mais fácil de negociar e evitar surpresas na hora da realização do serviço. 

É importante, no entanto, incluir no orçamento uma reserva para o caso de alguma emergência, como material que falte ou não seja suficiente na quantidade comprada.

Ao conversar com diferentes profissionais sobre o serviço, ouça o quanto eles cobram e faça um orçamento também dos materiais que cada um acha necessário para a realização da obra. Assim, você vai poder comparar melhor as propostas.

Confira outros trabalhos do profissional

Mais do que ouvir falar, é interessante ver como ficou uma obra anteriormente realizada por um profissional. Nesse sentido, se tiver oportunidade, visite a obra de quem você recebeu indicação (a casa de um amigo ou familiar, por exemplo) ou peça registros (fotos, vídeos) ao profissional que você quer contratar. 

Muitos deles usam as redes sociais para exibir uma espécie de portfólio, o que facilita bastante, especialmente se você não tiver tempo para essas visitas.

Atue como gestor da sua obra

Por fim, se não pretende contratar um mestre de obras, tenha em mente que você mesmo terá que coordenar os trabalhos. 

Faça, junto da mão de obra contratada, um planejamento do quanto a obra deve durar, qual a ordem de execução das etapas e quais obrigações devem ser cumpridas por cada uma das partes. Com essas definições, ficará mais fácil identificar qual profissional está de acordo com o que você deseja e espera do trabalho a ser feito.


Essas foram nossas dicas de como escolher mão de obra. Quer mais dicas para sua reforma ou construção? Continue de olho no blog da Paragominas.

Compartilhar esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

TODAS AS CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

NEWSLETTER


Receba nossas novidades, conteúdo exclusivo, lançamentos e atualizações.