Reforma gastando pouco: você sabe como é possível?

Reforma gastando pouco: você sabe como é possível?

De vez em quando, é necessário mudar alguma coisa em casa. Seja para corrigir algo, adaptar o ambiente para a chegada de um novo morador, criar um novo ambiente… O problema é que, na maioria das vezes, reforma é sinônimo de dor no bolso. Mas sabia que é possível fazer reforma gastando pouco?

Isso mesmo! E não é muito difícil! Por meio deste post, vamos dar agora algumas dicas para você fazer as alterações que precisa aí no seu lar, deixando ele mais confortável, sem estourar o orçamento. Então, continue a leitura e confira!

Identifique tudo o que precisa ser feito

O primeiro passo para fazer uma reforma gastando pouco é identificar tudo o que precisa ser feito no imóvel. Assim, você vai ter um planejamento do que precisará fazer e pode, durante essa análise, identificar mudanças que não necessariamente sejam estruturais.

Por exemplo, a regulação da claridade no ambiente pode ser feita com uma cortina. Se você pretende criar uma divisória entre espaços, um móvel pode dar conta dessa função, tirando a necessidade de uma nova parede.

Pesquise bem por mão de obra

Outro passo fundamental é pesquisar bem pela mão de obra. Nesse sentido, consulte amigos, familiares e até vizinhos que tenham feito algum tipo de reforma recentemente. Pergunte sobre como ficou o trabalho, se os gastos foram dentro do esperado, se o prazo de conclusão foi respeitado e qualquer outra dúvida que possa ter.

Já existem na internet algumas empresas que oferecem profissionais autônomos para reformas. Elas possuem páginas onde é possível conferir avaliações de outros clientes que contrataram aquele mesmo profissional, o que pode ajudar você nessa escolha.

Defina um teto de gastos

Antes dos trabalhos começarem, defina um teto de gastos para sua reforma. Assim, você terá uma margem razoável da sua renda para gastar com segurança, sabendo que aquilo não irá prejudicar seu planejamento financeiro.

No entanto, para definir esse limite, é necessário pesquisar valores de materiais de construção, mão de obra e qualquer outro gasto que você possa prever. É sempre bom deixar uma folga para imprevistos e problemas de última hora, que podem acontecer quando a obra já estiver em andamento.

Veja as mudanças que você mesmo pode fazer

Às vezes, as mudanças necessárias são muito simples e podem ser feitas por você mesmo. Por exemplo, pintar as paredes, pendurar nichos ou prateleiras na parede, entre outras alterações mais simples.

Por mais que, num primeiro momento, elas possam parecer bobagem, a verdade é que essas pequenas renovações muitas vezes evitam que seja necessário alterar o formato do cômodo, comprar novos móveis ou coisa semelhante. 

Procure sempre ter uma reserva

Por mais que o dinheiro esteja apertado, o recomendado é que você faça uma reserva a cada mês para gastos que não estavam previstos. Ao mesmo tempo, você pode planejar uma reforma a longo prazo, especialmente se não for nada que demande urgência por algum motivo.

Assim, na hora de comprar materiais ou contratar serviços, é possível fazer pagamentos à vista, conseguir descontos ou pelo menos evitar juros de parcelamento.
Essas foram as nossas dicas para você fazer uma reforma gastando pouco. Quer mais conteúdos como esse? Então continue de olho no nosso blog e siga-nos também no Instagram.

Compartilhar esse post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

TODAS AS CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

NEWSLETTER


Receba nossas novidades, conteúdo exclusivo, lançamentos e atualizações.